~NOTÍCIAS~

 

O Grupo de Cantares Olhos de Água, foi criado em Outubro de 2017, no seio do Rotary Club de Ansião, passando a fazer parte da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão, a partir de 19 de Junho de 2019.

Os objetivos iniciais eram contribuir com a Universidade Sénior, com uma atividade artística baseada no canto "a capella".

Este formato,inserido na amplitude da Universidade Sénior limitava a entrada de membros, devido à idade uma vez que, pelo nome das própria Universidade, se destina a elementos já acima dos 65 anos.

A partir de Setembro 2018 decidimos tornar o Grupo, como uma valência cultural, embora inserida no Rotary Club, mas  independente da Universidade Sénior, e assim aceitar no seu seio qualquer membro não importando a idade.

Assim, decidiu-se alargar os objetivos do Grupo e criar também uma Orquestra popular, que tivesse como principal fim acompanhar o Grupo de Cantares.

Para isso, passará a haver aulas ao sábado de manhã, para  educação musical, guitarra ( viola de acompanhamento), cavaquinho e bandolim. (Consultar no link Aulas)

LOGÓTIPO

O nome do grupo tem como objetivo sensibilizar para a importância de Ansião em relação ao Rio Nabão. Com efeito é em Ansião que nasce o Rio Nabão, precisamente no local chamado Olhos de Água.

O nome do local foi criado pelo facto de a nascente se parecer com um Olho.

Atualmente o local sofreu remodelações e atualizações, embora continue o formato de Olho.

Assim, nasceu o nome do Grupo, Olhos de Água, em que a água é o nosso polo mais importante, cuja fórmula é:

H2O

Foi a partir daqui que se iniciou o nosso logótipo inicial desenhado por A Simões:

Tratava-se de uma criança,símbolo de H2O e com as cores principais de Ansião.

Após esta ideia inicial o Ansianense, Arquiteto Hugo Dias lançou mais ideias:

Por fim, a ideia final do Arqº Hugo  Dias, que todo o grupo aprovou:

ELEMENTOS ATUAIS

Sopranos:

Emília Rodrigues; Estrela Morais; Fátima Mendes; Filomena Morais; Lucinda Silva; Odete Gonçalves; Maria Clara Dias Coutinho; Whildi Dinara

Contraltos:


Anabela Cunha; Carla Raimundo; Ilda Conceição;  Isaura Gomes; Lucinda Costa; Lurdes Simões; Margarida Raimundo; Maria Alice Cunha; Maria Assunção Quintas; Maria Eugénia Lopes; Paula Simões Cotrim;

Tenores:

Fernando Ramalho; João Carlos Mendes; João Paulo Palricas; João Paz Valente; Jorge Ingá; Manuel Quintas; Pedro Deodato Silva

Baixos:

Adelino Moreira; Afonso Lucas; Alfredo Silva; António Cunha; Jaulino Neves; Justino Nascimento; Valdemar Dias

Participação Infantil:

Dinis Palricas

Maestro:
António Simões